quinta-feira, 25 de abril de 2013

O sono do bebê


bebe a dormirNos primeiros anos de vida, o padrão de sono do bebê é muito diferente do padrão de sono do adulto. Os bebês precisam de muito mais horas de sono para acompanhar o rápido desenvolvimento do sistema nervoso, e do seu crescimento em geral.
Os ciclos de sono de um recém-nascido duram cerca de 60 minutos e, durante os primeiros 2 anos de vida, aumentam para 90 minutos cada.
Um bebê recém-nascido não distingue ainda o dia da noite. Ele dorme por períodos de duas a quatro horas seguidas e acorda para comer.
Durante os primeiros anos da vida do bebê, o seu ciclo de sono apresenta três fases:
1ª - O bebê está quieto, com respiração regular e não se verificam movimentos oculares;
2ª -Chamada fase ativa, em que o bebê apresenta movimentos mas de olhos fechados, tais como expressões faciais, movimento lento dos dedos e corpo; além de movimentos oculares rápidos e respiração irregular.
3ª - Fase com um padrão pouco definido mas diferente das duas outras fases.
bebê a dormirRegra geral, um recém-nascido precisa de dormir cerca de 16 a 20 horas de sono por dia. Estes números vão diminuindo gradualmente, conforme os bebês vão crescendo. Um bebê com 6 meses precisa de cerca de 11h de sono sem contar com a sesta (preferencialmente duas sestas, uma de manhã e outra à tarde, de duas horas cada uma). Um bebê de um ano precisa de cerca de 10h de sono além da sesta (de preferência duas sestas, de uma hora e meia cada uma), enquanto um bebê de 3 anos precisa de cerca de 10h de sono e uma sesta de cerca de duas horas. Estes valores são estimativos, e variam de bebê para bebê.
A partir das 3 semanas, o bebê, apesar de ainda acordar para mamar durante a noite, já dorme por períodos mais longos. Desse modo, o sono noturno é maior, ficando mais deperto durante o dia.
Os bebês alimentados com leite em pó, podem dormir mais que os bebês que são amamentados simplesmente porque o leite em pó permanece mais tempo no estômago (leva mais tempo a digerir) deixando-os, consequentemente, saciados por mais tempo.
A partir de um ano de idade as crianças começam a querer resistir à hora de dormir, pois estão tão entusiasmadas com o novo mundo que as rodeia que a última coisa que querem fazer é dormir! Esta é a altura ideal para os pais criarem um ambiente calmo, sem grandes estímulos, de modo a que a criança sossegue e adormeça mais facilmente.
criança com birra na hora de dormirAos dois anos, atinge-se o “ponto crítico” no que toca à hora de dormir; nesta fase é normal que as crianças tentem ao máximo adiar a hora de deitar… qualquer coisa servirá de desculpa para ficarem mais uns minutinhos acordados!
É a partir daqui que é essencial criar bons hábitos de sono. Se ainda não foram estabelecidas regras específicas para cumprir à hora de dormir, é altura de fazê-lo!criança a dormir
Aos 3 anos de idade, a criança já tem uma vida muito ativa além de muita imaginação, o que pode propiciar um sono mais agitado, com sonhos e até alguns pesadelos. Para atenuar um pouco esta situação, é essencial que a hora de dormir seja encara com calma e num ambiente simples e pacífico. Se a criança tiver medo de adormecer porque o quarto se encontra muito escuro, deixe uma luz acesa, de fraca intensidade, até que adormeça.
criança sonolenta nas aulasNa adolescência é normal que durmam cerca de 9 a 10 horas por dia. Mas com a imposição de um horário escolar, em que normalmente têm de se levantar cedo, e com uma vida social mais ativa em que acabam por se deitar mais tarde do que deviam, o que acontece é uma diminuição no número de horas de sono. Esta diminuição reflete-se durante o dia através de sonolência e desejo de dormir durante o dia.
O sono, em qualquer idade, tem como finalidade regular e reparar o organismo. É essencial na regulação da temperatura corporal e nacriança a dormir recuperação do corpo e da mente.
Durante o sono, as crianças amadurecem física e psiquicamente, assimilando e organizando tudo o que aprenderam, além de restabelecerem energias para um novo dia.
Assim como comer, o sono é essencial à vida de qualquer ser humano. É por isso muito importante que desde cedo oriente o seu filho para que este estabeleça bons hábitos de sono. Ensine o seu filho a dormir! 




" Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa"  salmo 91: 3

10 comentários:

  1. Oi Francisca :D
    Vi seu blog no agenda dos blogs
    e não resisti e vim conhecer!
    adorei demais seu blog, sou apaixonada
    por educação e tenho um blog sobre isso.
    acho que tem tudo a vê com seu trabalho aqui!
    por isso estou te seguindo!
    fique a vontade para me visitar tb:
    diariodejardineira.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que assim seja!
    Amei seu blog, já estou seguindo!
    Super interessante, não sou mãe ainda mas amei ler os posts!

    ESSA PASSAGEM DA BÍBLIA, ME LEMBROU O HINO FIDELIDADE DA DANIELE CRISTINA!

    beijos!
    http://prypensando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda, indiquei vc para responder uma Tag...aparece lá no meu blog e participa da brincadeira...bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa Flor adorei seu blog, o seu bebe é uma lindeza muito fofo mesmo! E seu blog é uma lindeza também! Adorei muito! :)

    Já estou Seguindo Aqui e te espero lá no meu blog viu ?

    Beijinhos e tenha uma ótima noite :)

    caixinhadesurpresinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Francisca:
    Vim retribuir sua visita e aproveitei para me tornar sua seguidora.
    Agradeço por ter visitado emu blog e espero recebê-la de volta outras vezes, ok.
    Bjs.:
    Sil
    http://coisasdecondominio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. vim retribuir sua visita e te seguir
    adorei seu blog flor
    http://diariodaprincesaalice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vi o seu blog no agenda dos blogs e vim dar uma conferida.
    Parabéns pelo blog!
    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi florzinha conheci seu blog através do grupo Agenda dos blogs e ja estou te seguindo te convido a vc conhecer o meu blog e me seguir, te espero lá beijos

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi linda adorei seu blog, seguindo!
    Conheci através da Agenda dos Blogs.
    Tenho uma bebê de 5 meses, vou acompanhar sempre seu blog.

    Convido você e suas leitoras a visitar meu blog, e caso goste seguir
    http://umpoucodemim-oficial.blogspot.com.br

    Quer ficar bonita com novos makes? Dá uma passadinha aqui na mais nova afiliada do meu Blog:
    www.debbyshop.com.br


    ResponderExcluir
  10. Muito legal seu blog...Gostei e fiquei!!
    Muita sorte pra Ti...Bjs.

    ResponderExcluir

Follow Us

Copyright © Meu BB Propaganda |
Design by Franci Lourenço | Tecnologia do Blogger
    Facebook Google + YouTube